terça-feira, 6 de setembro de 2011

Vamos a coisas sérias... e à vossa ajuda.

Por opção, e depois de visitarmos 16 colégios (é verdade!), optamos por manter o Martim com a avó por mais um ano. Em sum, a "entrada" triunfal acontecerá apenas no próximo ano lectivo, porque a partir dos 3 anos, a panóplia de oferta educativa aumenta significativamente. Ora, assim sendo, há que arregaçar as mangas, e certficar-nos que mesmo sem a vertente mais "oficial" pedagógica, os estimulos estão lá, para que haja um desenvolvimento , aprendizagem e crescimento harmonioso. Posto isto, a quem de formação e experiência, no próximo "ano lectivo", que "programa pedagógico" devemos planear? Actividades, brincadeiras, etc?!? Todas as dicas serão bem-vindas. Obrigada! :)
Published with Blogger-droid v1.7.4

9 comentários:

Ana Rocha disse...

olá! tenho exactamente a mesma questão que tu. Coloquei-a no forum e no meu mural no facebook. Nao tive muitas respostas mas podes ir espreitar. Tal como tu tenho a preocupaçao de nao deixar o Gabriel "para tras" so porque esta com a avó em casa. Vou seguir os comentarios a este teu post que com certeza terá mais respostas que os meus ;)

Unknown disse...

Olá,
Espero que estejam todos bem :)
Tens alguns livros engraçados sobre o assunto na Fnac com brincadeira dos 0 aos 36 meses e outro que é dos 12 aos 36 meses.
Existem também uma especie de atls para crianças que estão em casa com os vóvós: O Minimundo e o to be kid.O Quico frequenta desde Maio e adora. Este ano lectivo vai passar a ir de 2ª a 5ªfeira de manhã. A única questão é que são em Lisboa, na zona de Telheiras...
Espero que tenha ajudado um bocadinho.

Bjs,
Marta

Marta disse...

Olá,
Não sei se te pode ajudar (eu ainda não comprei) mas sei que hoje sai uma nova revista da Pais&Filhos destinada a Pais e Educadores "dicas para educar",e tem trabalhos e actividades a fazer.
Pode ser que seja uma boa dica.
Beijocas*

Starfish disse...

Obrigada. Vou estar atenta! ;)

Ziza disse...

A Revista Pais e Filhos saiu ontem ou sai hoje. A minha mãe também já está atenta para coprar. Podes sempre pesquisar na internet (mas para encontrares coisas que valham a pena perdes imenso tempo) ou então tentr arranjar livros de actividades nas livrarias. Uma dica: aproveita os livros de trabalhos manuais, agora que a escola está a começar. Costumam haver para a pré-primaria também.

Carla Raimundo disse...

Olá, eu pouco ou nada posso ajudar... o meu piolho que está quase, quase com 22 meses, também está com os meus pais... e eu sempre que o vou buscar, e aos fins semana, tento sempre fazer coisas diferentes de forma a que ele aprenda coisas novas, até mesmo na parte do convívio com outras crianças que lhes faz muita falta...Tê-los com os nossos pais é muito bom, dá-nos um descanso o qual não será igual quando forem para escolinha, mas ao mesmo tempo sentimos que lhes poderá faltar alguma coisa...
O meu 'conselho' (que se aplica a mim também), é procurar talvez livros auto-educativos, com jogos, etc na Fnac/Bertrand..
Também eu vou ver a Revista Pais e Filhos...Obg!

Gambozina disse...

Eu não te consigia ajudar muito, mas ontem falei com a educadora do João sobre isso. Ela referiu que este ano iam experimentar diverss texturas (colagens com massas, algodão, etc), começavam a fazer recortes de revistas a pedido (coisas azuis, por exemplo - com tesouras apropriadas, claro!), começam a falar de temas mais alargados (as estações do ano, o tempo que faz todos os dias) etc. Mas no inicio de Outubro vamos ter uma reunião em que isso tudo vai ser mais explorado e depois venho cá contar-te.

Ana Rocha disse...

Ola querida! Só para te dizer que no forum houve uma menina que me deu muitas ideas... procura o meu nick Aninha Rochinha e nos meus topicos procura o "Educadoras e mamãs que passaram pelo mesmo chamadas ao topico". Espero que ajude.

Unknown disse...

Falas de actividades ou estratégias para educar,incutir regras, ...?
Bem, não sou educadora mas sou professora do 1º ciclo. Penso que te posso ajudar, também de acordo com a experiência que vou adquirindo e porque o Martim frequenta creches desde os 5 meses.
- Desenvolve o vocabulário com histórias. Conta, pelo menos, 1 história por dia, pode ser antes de dormir ou noutra altura que queiram os 2 e explora o vocabulário da história, a sequência, etc...
- Faz actividades que promovam a autonomia: arrumar os brinquedos, o quarto, dá-lhe a escolher a fruta que ele quer comer, a história que quer que contes, comer sozinho (mesmo que faça porcaria).
- Propõe actividades que estimulem os sentidos e aumentem o vocabulário;
- Actividades de coordenação motora: saltar com os 2 pés, com um pé, alternar, fazer percursos com obstáculos;
- Jogos (tipo o Rei manda), de imitação, adivinhas, para completar frases (para que ele se habitue a formar frases cada vez mais complexas);
- Muitas canções. Adoram e fixam-nas com muita facilidade.
- Pede-lhe para justificar afirmações.
- Construções (legos ou formas em madeira, para ele empilhar);
- Colagens e recortes.
Vais ver que vais aumentando a tua criatividade mas podes sempre espreitar blogs com actividades. Tenho alguns na barra lateral do meu blog.
Espero ter ajudado.
Beijinhos