segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Príncipe chegou!


Hoje é a prima Carolina que vos escreve para vos dar uma notícia que muitas já sabem...

É com enorme alegria que anuncio o nascimento do Martim!!
Mãe e filho estão bem :)

Desculpem não ter escrito mais cedo, foram 2 longos dias e não tive mesmo oportunidade.
No Sábado de manhã, quando os Papás se preparavam para ir dar um passeio à Costa, a bolsa de águas rebentou e o Martim trocou-lhes a volta.
Passei parte do dia no hospital, a Mamã estava bem, embora as dores se tornassem mais intensas com o passar do tempo… Por volta das 22 horas, uma enfermeira muito simpática que estava a terminar o turno, aconselhou-nos a ir descansar, mesmo que por 3 ou 4 horas. Nessa altura, a minha prima já estava bem aflita, as contracções espaçavam 10 minutos, ou até menos, e eram intensas. Uma hora mais tarde, foi para dentro para tentar descansar. Eu e o Pai do Martim fomos para casa fazer o mesmo, embora com muita vontade de ficar ali…
Combinei com o Papá que se houvesse algum desenvolvimento durante a noite, dava-me um toque e eu ia ter ao hospital. Entretanto, à saída, falámos com os seguranças e explicámos-lhe a situação. É difícil entrar no hospital durante a noite mas o segurança foi simpático e disse-nos para entrarmos pelas urgências porque ele ia estar lá e podiam subir duas pessoas.
Deitei-me com o telemóvel ao meu lado. Já tinha fechado os olhos quando recebo uma mensagem. Era a Mamã que estava a desesperar com dores. Contracções de 5 em 5 minutos. Dores, muitas dores. Pediu qualquer coisa à enfermeira para aliviar, disseram-lhe que tinha de aguentar, o médico (só) chegava às 9 horas. 9 horas???!!! Eram 2 da manhã!!! Enfim… foi uma noite em branco e de muito sofrimento para ela, eu como não estava com dores e estava cansada, acabei por adormecer. Dormi mal, em sobressalto…
Acordei como se tivesse dormido apenas 1 hora. Olhei para o telemóvel com medo de não o ter ouvido durante a noite: nada, não tinha mensagens nem chamadas novas. A nossa Mamã estava na mesma: contracções, dores e dilatação: zero!! Desde as 10 manhã do dia anterior, não tinha feito dilatação nenhuma. Para além das dores, também isto lhe estava a provocar uma enorme ansiedade, pensando que o bebé podia estar em sofrimento sem líquido amniótico.
Ontem tinha um compromisso que estava marcado há algum tempo, por isso não pude ir ao hospital. Estava muito dividida e com o coração nas mãos. Mesmo. Custa muito mais quando não estamos perto! E eu queria muito ser das primeiras pessoas a conhecer o Martim.
Fui-me actualizando ao longo do dia. O Martim teve a ajuda preciosa de uma senhora muito especial para os Papás. Foi enfermeira no Garcia de Horta e já ajudou muitos bebés a nascer. Embora já esteja reformada, foi lá ter ontem de manhã. Acredito que a sua experiência e sabedoria transmitiram mais calma e segurança à Mamã e o processo desenrolou-se muito melhor a partir daí. Para além de ser uma senhora acarinhada e respeitada no Serviço…
Por volta das 14 horas, tinha finalmente 3 dedos de dilatação e foi transferida para o 1º piso, onde se realizam os partos. Às 16 horas, tinha 4 dedos de dilatação. Daí até ao parto foi um instantinho, dilatou 6 dedos em 2 horas! Grande Priminha, vês como conseguiste! ;) Entretanto, quando recebeu a epidural, sentiu-se “a mulher mais feliz do mundo”! :)
O Martim nasceu às 18h34, com 3,425 Kg e 49 cm, a Mamã diz que “é lindo de morrer” e eu não tenho dúvidas!
O Papá diz que o parto foi “brutal”, estava eufórico quando falei com ele ao telemóvel. Eu estava comovida, ansiosa por estar com eles e feliz, muito feliz! Vivo estes momentos tão intensamente que me farto de chorar!! Ana (Cabral), só me lembrava que se estivesses aqui, íamos precisar de muitos pacotes de lenços! :) Deve ser um momento lindo, de uma beleza inexplicável…
Antes de dormir, ainda falei com a Mamã. Estava bem mais calma, claro. Cansada, só lhe apetecia ficar a olhar para o Príncipe. Sofreu bastante e tem muitas coisas para nos contar desta “aventura no hospital – parte 2 (e última)”.
Voltámos a falar há pouco. O Martim já levou duas vacinas e passou com máxima distinção em todos os testes que fez! Grande Martim!
As visitas são às 17 horas. Faltam pouco mais de 3 horas para conhecer a Estrelinha-do-Mar. E acreditem, estou aqui (a trabalhar) que não posso!!
Mais logo conto-vos como foi a visita ;)

*