sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Anos 80, weeeeeee!








Um puto que se baldava às aulas, corria descalço e só fazia disparates, um Elefante que fazia traquinices e uma Bimbinha corada que vivia nas Montanhas, no meio da Neve com o Avô e com o seu S.Bernardo Sebastião (de onde é que eu conheço este nome?)...apresento-vos:Tom Sawyer, Babar e Heidi... isto sim são exemplos!

É isto que me espera?!? 2009!






Confesso que nunca fui muito dada a Desenhos Animados e Bonecada... Parece que por força das circunstâncias, em breve passarão a fazer parte do meu quotidiano...
Fiz uma pequena pesquisa na Internet e fiquei perplexa! Aparentemente, estes são 3 dos "Amiguinhos" preferidos das Crianças da Actualidade!
MEDO!
Perdoem-me a sinceridade mas não lhes acho piadinha nenhuma!
Que piada tem um gordo de lanterna na mão, um campónio de lenço às bolinhas, ou um careca de cabeça de ovo? :)
Apresento-vos: Bob O Contrutor; Noddy e Ruca... Até os nomes... Não havia lá nada piorzinho?
Claro que associados a esta febre surgem logo os respectivos merchandising's de roupa, material escolar, decoração de quartos, etc: MEDO!
Vou ter de dar largas à imaginação, e fazer com que te interesses por bonecada bem mais engraçada... Hihihihi

As modas de antigamente

EU QUERO DE TODAS AS CORES E FEITIOS!!!!



Não resisti!


Manuela Moura Guedes as a Baby... Hihihihi

A dúvida que me atormenta ;)


Menina, Menino, Menina,Menino...
A dúvida permanece!
Queria comprar roupinhas, começar a pensar no quarto (vamos fingir que ainda não o fiz, e para ambas as opções!), e escolher o nome... MAS...
Ainda não sei o que és!
Quais são as vantagens e desvantagens de ter Menino ou Menina?
É sabido que por norma, as meninas são mais ligadas aos Papás, e os meninos às Mamãs... mas será só isso?!?
Não me parece!
Tias, qual é a vossa opinião? (Noitadas, namorados, hihihihi)

Cuidados e Dicas durante a Gravidez


A gravidez é um período na vida da mulher em que existem uma serie de alterações que suscitam muitas dúvidas e provocam muita ansiedade, que só podem ser aliviadas através da satisfação ao adquirir novos conhecimentos acerca da gestação e ao obter o máximo de informações que a oriente em relação aos futuros cuidados ao seu filho.

Alimentação na gravidez


Durante os primeiros três meses, a qualidade é mais importante do que a quantidade dos alimentos ingeridos. Não sendo necessária uma ingestão de calorias superior á habitual, desde que a alimentação seja equilibrada e variada; deve fazer seis refeições por dia, de forma a fazer intervalos regulares (não estar mais de três horas sem comer), e em pequena quantidade. A mulher grávida não deve aumentar mais do que 1 – 1,5 Kilo por mês.


Seguem-se algumas normas alimentares recomendadas durante toda a gravidez:

· Alimentação polifraccionada;

· Alimentos leves e frescos,(sem corantes nem conservantes);

· Cozinhados de forma simples, (privilegiando os cozidos ou grelhados), sem abuso de condimentos nem de sal.

· Aporte de fibras diário de fibras (>30g dia)

· Leite ( 0,5L – 1l dia) iogurtes queijo (excepto queijo fresco);

· Frutos e vegetais – de preferência frescos e bem lavados;

· Leguminosas (ervilhas, feijão e grão), ingerir duas a três vezes por semana;

· Ovos ingerir dois a três por semana;

· Carne e peixe bem passados, ingerir diariamente;

· Massas, arroz , ingerir diariamente;

· Cereais preferir os integrais;

· Agua ingerir 1,5 a 2l por dia;


Alimentos a evitar

· Conservas

· Enchidos

· Mariscos

· Carnes salgadas

· fritos

· Alimentos de pronto a comer (fast-food).

· Sal (em excesso)

· Gorduras· Molhos

· Açucares simples (mel, chocolates, gelados, frutas de conserva,...)

· Frutos secos (amêndoas, nozes)

· Álcool

· Chá com cafeína

· Café

· Refrigerantes

· Bebidas gaseificadas


Higiene Corporal

· Banho diário preferencialmente de chuveiro, (contra-indicado o banho de imersão, principalmente a partir das 37 – 38 semanas);

· Higiene genital cuidadosa e regular (evitar perfumes e desodorizantes íntimos), proibidos duches vaginais;

· Higiene dentaria.Higiene e vigilância dentáriaAs náuseas e os vómitos levam muitas vezes a uma higiene oral deficiente. Contudo a higiene oral deve ser mais cuidadosa do que nunca, pois as condições hormonais da gravidez favorecem o aparecimento de cáries e problemas de gengivas. As gengivas tornam-se esponjosas e têm tendência a sangrar com facilidade (gengivite).Para manter uma boa higiene dentária:

· Consulta ao estomatologista pelo menos uma vez durante a gravidez;

· Higiene oral diária com utilização de uma escova macia;

· Uso de fio dental deve ser incentivado;

· Aporte diário de 1,2 gramas de cálcio e fósforo.


Vestuário

· Prático confortável e largo;

· Soutiens próprios para a gravidez;

· Cinta abdominal;

· Meias elásticas;

O uso de soutiens e cintos apertados, meias ate ao joelho, cintas comuns, ligas, e todo o tipo de roupa apertada, é desaconselhado.A utilização de roupa que aperte muito a região perineal, pode favorecer o aparecimento de vaginite e eritema devido ao calor. O comprometimento da circulação venosa dos membros inferiores, predispõem ao aparecimento de varizes.

· Sapatos confortáveis, com estabilidade – baixos sem ser rasos; uma vez que os sapatos de tacão alto ou completamente rasos, não são indicados devido á alteração do centro de gravidade da mulher.


Problemas da gravidez

As mulheres devem estar avisadas para o eventual aparecimento destes sinais e sintomas, de forma a compreenderem o seu estado de saúde.

Mamas – aumentam de tamanho e consistência e por vezes ficam dolorosas.

Náuseas e vómitos – surgem com maior frequência no primeiro trimestre de gravidez. Habitualmente de manhã, mas podem ocorrer em qual quer hora do dia. Aconselha-se a gravida a ingerir um pouco de pão ou uma bolacha sem açúcar e aguardar 10 minutos antes de se levantar. Se os vómitos se tornarem persistentes e se verificar uma diminuição de peso significativa deve ser encaminhada ao hospital por vómitos incoercíveis. O aparecimento de náuseas e vómitos é comum na fase inicial da gravidez.Muitas vezes as mulheres nesta fase referem cansaço.

Prurido – de causa hormonal, surge com maior frequência nas mamas e abdómen, podendo ser generalizado. Se a pele for seca, deve usar um bom creme ou loção hidratante.

Estrias – podem aparecer no abdómen, nas mamas e coxas, como resultado do relaxamento das fibras elásticas da pele, associado à gravidez. São inicialmente avermelhadas, depois tornam-se nacaradas. Não existe qualquer tratamento eficaz, no entanto aconselha-se o uso de um creme gordo, apenas como forma de atenuar o seu aparecimento.

Varizes – são causadas pelo aumento da pressão venosa, pela acção das hormonas da gravidez sobre as paredes dos vasos sanguíneos bem como pela pressão do útero sobre os grandes vasos que irrigam os membros inferiores. Como consequência podem surgir edemas nos pés ou nos tornozelos. A grávida deve evitar estar muitas horas de pé ou parada, quando descansar colocar as pernas para cima, não se sentar de pernas cruzadas, não usar meias até ao joelho, usar meias elásticas no caso de já ter varizes ou meias de descanso no caso de ter poucas ou nenhumas, em ambos os casos adequadas à gravidez.

Micções frequentes e urgência urinaria – nos primeiros meses são comuns devido à pressão que o útero exerce sobre a bexiga. Esta situação alivia durante o segundo trimestre e retoma no terceiro trimestre pela mesma razão, podendo ocorrer perda insignificante de urina sem que dê conta. Poderão ser efectuados exercícios do pavimento pélvico, para tonificar os músculos que rodeiam a vagina.

Secreções ou corrimento vaginal – durante a gravidez é comum o aparecimento de um corrimento vaginal esbranquiçado e sem cheiro relacionado com as alterações hormonais,

Hemorróidas – veias varicosas do recto e anus, tornam-se mais evidentes e podem mesmo sangrar, podem ser externas ou internas, quando a grávida evacua. Podem ser consequência também de obstipação e de uma dieta inadequada, aconselha-se a grávida a beber muitos líquidos e comer alimentos ricos em fibras, para evitar a obstipação e pode aplicar um saco de gelo no local, se estiverem exteriorizadas.


Álcool e tabaco

O Álcool atravessa a placenta e passa para o sangue do bebé, o que pode ter um efeito muito prejudicial.

ACONSELHA-SE VIVAMENTE A ABSTINENCIA COMPLETA DA INGESTÃO DE ALCOOL. Não se conhece o limite seguro para o consumo de álcool durante a gravidez, contudo sabe-se que quanto mais a grávida beber, maiores serão os riscos para o bebé. O alcoolismo materno está associado:· Aborto espontâneo;· Malformações;· Sindrome alcoólico fetal.O Tabaco pode ser prejudicial para o bebé, antes, durante e após o parto. Fumar implica o transporte de monóxido de carbono e da nicotina existentes no sangue para o bebé, para além de reduzir o aporte de oxigénio e nutrientes.O consumo de tabaco ou exposição continuada a ambientes saturados de fumo de tabaco, está associado:· Atraso de crescimento fetal;· Maior risco de morbilidade e mortalidade perinatal e infantil;· Parto prematuro;· Placenta prévia;· Predisposição para morte súbita.Aconselha-se a gravida a não fumar, no entanto se não conseguir deixar deverá reduzir o número de cigarros por dia.Auto-medicação e radiografiaAlguns medicamentos podem provocar deficiências congénitas ou outros problemas, principalmente quando tomados durante os primeiros meses de gravidez. Pelo que a gravida não deve tomar nenhum medicamento sem indicação médica.No entanto é importante aferir se a gravida toma algum tipo de medicação, se o faz será necessário saber qual e para quê, pois Há casos em que a falta de medicação pode ter consequências mais graves do que os riscos que a ingestão representa.Atenção: SE TIVER NECESSIDADE DE FAZER UMA RADIOGRAFIA DEVE AVISAR OS TÉCNICOS QUE ESTÁ GRÁVIDA


Infecção urinária

As infecções do trato urinário são vulgares durante a gravidez, detectadas muitas vezes através do combour test. Quer sejam assintomáticas ou não, constituem um risco para a mãe e para o feto, pelo que a prevenção destas é essencial:

· Ingerir bastantes líquidos;

· Higiene pessoal cuidada;

· Esvaziar a bexiga sempre que sentir necessidade;

· Roupa interior confortável (evitar fibras)

· Não usar anti-sépticos, desodorizantes, talco ou perfume na região vaginal;

· Depois de urinar ou evacuar, limpar-se sempre de frente para traz;

· Lavar-se sempre com água depois de ter relações sexuais.


Doenças infecto-contagiosas

As doenças infecciosas quando associadas à gravidez influenciam negativamente a função reprodutora. A infecção materna por (bactérias, vírus ou protozoários) tem um grande potencial de envolvimento fetal e pode ser causa de aborto, nado morto, malformações congénitas, atraso de crescimento intra-uterino, rotura prematura de membranas, parto pré termo e infecção neonatal. Para prevenir possíveis complicações na gravidez, baseia-se numa abordagem sistematizada, tendo em conta: A determinação da imunidade à rubéola e a situação vacinal, se não estiver imune a grávida deve evitar contacto com crianças em idade escolar, período de eleição para o contágio da rubéola;

O controle através de análises deve ser periódico em relação ao estado imunitário da toxoplasmose na grávida. Aconselha-se a não manusear o caixote com os excrementos do gato porque pode conter ovos de protozoários, comer a carne bem passada, lavar bem as saladas e deixa-las mergulhadas em agua com três gotas de lixívia e enxaguar com agua corrente abundante e só depois é que pode ser consumida, deve optar por sopas de legumes, evitar enchidos porque são considerados carnes mal passadas, não comer morangos e lavar as batatas e cenouras antes de as descascar.O rastreio da sífilis e da infecção por HIV I e II, A determinação do estado de portador de hepatite B,A vacinação antitetânica, de acordo com o plano nacional de vacinação no entanto só pode ser vacinada após as 18 semanas de gestação,Tratamento de eventuais infecções genitais, como a cândida albicans e gonorreia.


Sexualidade

Quanto a sexualidade durante o período de gravidez embora a libido esteja diminuída no primeiro trimestre, (devido a alterações hormonais, se tiver muitos enjoos ou estiver cansada), ela aumentará no segundo trimestre; poderá voltar a diminuir no terceiro trimestre, devido ao volume da barriga que muitas vezes torna o sexo desconfortável. As relações sexuais são seguras desde que não haja, algum motivo de saúde que obrigue a restringi-las. São permitidas até as 37-38 semanas.

Evitar relações sexuais nos seguintes casos:

· Ameaça de aborto;

· História de partos prematuros;

· Se a mãe tiver alguma infecção, (urinaria ou vaginal);

· Colo permeável;

· Rotura prematura de membranas ou houver perdas de liquido amniótico;

· Hemorragias por via vaginal;

· Infertilidade.


Exercício e Repouso

A grávida pode praticar exercício físico, considerado até benéfico para a maioria das mulheres. Faz bem à circulação sanguínea, fá-la sentir-se e parecer melhor, fortalece os músculos e ajuda a combater alguns problemas correntes durante a gravidez, como a prisão de ventre e a fadiga. Por outro lado, o exercício também alivia a tensão, tanto física como emocional, ajudando-a a descontrair-se.A gravidez não é a melhor altura para iniciar uma actividade desportiva, mas no caso de já praticar alguma modalidade pode, dentro dos limites do razoável, continuar a faze-lo. Contudo é importante ter em atenção que a prática de actividades que levem a fadiga e cansaço excessivo, comprometem a perfusão uterina e a oxigenação feto-placentária.A chave para o êxito da pratica de exercício durante a gravidez é usar o bom senso e dar atenção ao corpo, fazendo períodos de descanso sempre que sinta necessidade. Deverá consultar o médico assistente relativamente á pratica de desportos.

Desportos proibidos

· Aeróbica – pode provocar problemas vertebrais;

· Ténis, Basquetebol, Atletismo, voleibol – exigem esforços muito violentos, podendo provocar contracções antes do tempo;

· Patinagem, Esqui, Equitação e Alpinismo – para além dos riscos já referidos, têm risco acrescido de quedas;

· Desportos de contacto – podem provocar traumatismos abdominais;

· Mergulho subaquático – pode ser fatal para o feto.

Desportos permitidos

· Andar de bicicleta – desde que de vagar e em terreno plano;

· Caminhar a pé;

· Natação – evitar água demasiado fria e suspender nos dois últimos meses de gravidez;

· Ioga;

· Ginastica – desde que não obrigue a esforços excessivos, com movimentos simples.


A gravida deve planear períodos regulares de repouso, sobretudo à medida que a gravidez avança. A posição de deitada lateralmente é aconselhada, dado promover um maior fluxo de sangue ao útero e a oxigenação feto-placentária. Aconselha-se a grávida a fazer um período de repouso nocturno de 8 a 10horas por noite, o trabalho deve ser realizado com moderação, evitando a fadiga, o exercício fisico é saudável, mas deve ser adequado ao tempo de gestação, caminhar é um bom exercício.


Sinais de potenciais complicações

A grávida deve estar alerta para sinais e sintomas que indiquem uma potencial complicação da gravide, nomeadamente:

· Dores abdominais ou lombares, cefaleias intensas;

· Vómitos incoercíveis;

· Hemorragias;

· Alterações urinárias: diminuição do volume de urina, ardor ao urinar, polaquiúria ou perda de sangue pela urina;

· Perda de apetite, desmaio, cansaço intensa;

· Emagrecimento ou aumento excessivo de peso (9 – 12 kilos gravidez);

· Edemas acentuados dos membros inferiores, mãos e ou face;

· Febre;

· Secreção vaginal;

· Diminuição ou ausência de movimentos activos fetais (10x dia no final da gravidez) – 1h em decúbito lateral esquerdo – contar os movimentos fetais.

As Primeiras Horas de Vida



" Crianças , o melhor do MUNDO "

Conceber um filho e senti-lo no ventre durante toda a gestação é uma experiência inesquecível. A primeira ecografia, o primeiro pontapé...marcam um presença real que vem confirmar o sonho da maternidade. (Teresa Jesus)

O umbigo:
O cordão umbilical foi cortado segundos depois do parto e fechado com umas pinças que evitam a estrada de sujidade. A compressa de gaze protege a pele delicada contra o duro plástico das pinças.

O ouvido:
O pediatra comprova as capacidades auditivas do bebé com um aparelho especial. As ondas que emitem chegam até ao interior do ouvido e fazem vibrar o tímpano, reproduzindo este, um som. Este é medido e dir-nos-á se o bebé ouve bem ou não.

O peso:
Nos primeiros dias de vida o recém-nascido pode perder até 10% do seu peso, o que é perfeitamente normal. Mas, quando começar a alimentar-se regularmente irá voltar ao peso normal.

O teste do Pezinho:

Alguns dias após o nascimento é feito este teste, para o mais cedo possível, se detectar transtornos de metabolismo ou hormonais. (Site do teste do Pezinho:
http://www.diagnosticoprecoce.org/)

A pélvis:
Caso os profissionais (médicos) detectarem alguma anomalia na anca do bebé, após feita uma ecografia, é muito importante da parte dos pais em conjunto com os pediatras controlarem e tomarem medidas para o tratamento da mesma.

A cabeça:
O médico ou a parteira medem o bebé ao nascer. Os dados obtidos revelam-se se se desenvolveu bem durante a gravidez. A circunferência da cabeça também faz parte da medição.

O teste Apgar:
Permite saber se recém-nascido está saudável. Foi desenvolvido há mais de 50 anos pela médica Norte Americana, Virgínia Apgar. Comprova e qualifica cada elemento com notas de 0 a 2. Neste teste são avaliados vários elementos: Respiração, pulso, tónus muscular, cor da pele e reacções reflexas. Este teste é feito mal o bebe nasce e repetem-se ao fim de 5 minutos (Por vezes pode ser feito 3 vezes. Sendo o ultimo feito aos 10 minutos de vida). Um recém-nascido saudável tem que, somando as qualificações de cada elemento, obter a nota 7 ou superior. É possível que o médico que assiste o parto faça também uma análise do sangue do cordão umbilical e aos vasos da cabeça.


O calor corporal:
O bebé ao vir ao mundo experimenta uma mudança brusca de temperatura. Passa dos cerca de 37 graus maternos para os 25 da sala de partos. Por isso é que depois de nascer costuma envolver-se o bebé em toalhas quentes. O hipotálamo (localizado no cérebro) encarrega-se de manter a temperatura corporal.

A alimentação:
Tudo o que o bebé necessita dentro da mãe chega-lhe através do cordão umbilical e da placenta. Após nascer o recém-nascido pede que o alimentem. É graças ao reflexo de sucção, que o bebe consegue mamar segundos depois de nascer. Assim recebe o “perfeito” leite materno que o protege contra infecções.